MURAL EVOCAÇÃO DA GRALHA AZUL
O mural em mosaico intitulado "Evocação da Gralha Azul” é uma obra que celebra a identidade e os símbolos da nossa cidade, localizado nas Arcadas São Francisco, no centro histórico de Curitiba. Este mural destaca-se a gralha-azul, a araucária, a pinha e o pinhão, elementos da nossa fauna e flora e também da nossa história.
“Curitiba” é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. As terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus).
De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz a lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.
Técnica e Execução
Utilizando a técnica do mosaico conhecida como trencadís, cada peça de cerâmica e porcelana foi cuidadosamente cortada e posicionada pelo Grupo ONO Mosaico Curitibano, turma de alunos mosaicistas formada por 18 pessoas foi coordenada pela mosaicista Patricia Ono, que durante 21 meses se reuniu semanalmente no atelier da artista para realizar o mural. O trabalho tem uma área total de 17m² de mosaico